- Mais de 40 anos de história -

A Briel é uma marca portuguesa de pequenos electrodomésticos, especializada em máquinas de café espresso para uso doméstico e semiprofissional. A marca está intimamente ligada à paixão pelo café espresso perfeito e define-se como uma combinação única de manufactura tradicional e tecnologia moderna.

Nós realmente adoramos o que fazemos. Na Briel, pretendemos diferenciar-nos da fabricação em massa de electrodomésticos pela grande atenção ao detalhe e foco na durabilidade e funcionalidade. A qualidade sempre foi, e continuará a ser, o alicerce de tudo o que fazemos.

1978

A Briel foi fundada em 1978 por um empresário e inventor do Porto, como uma empresa de brinquedos e eletrodomésticos. Daí o nome Briel: Brinquedos + Eletrodomésticos. A linha de produtos inicial incluía batedeiras e aspiradores.

1982

A Briel lançou a primeira máquina de café espresso para uso doméstico utilizando um corpo totalmente em plástico, o que era inédito naquela época, graças ao seu know-how e recursos próprios, aproveitando a sua indústria de injecção plástica e de moldes e ferramentas.

1990

Devido ao grande sucesso das suas máquinas de café espresso, a Briel abandonou o seu objectivo inicial de fabricar todo o tipo de electrodomésticos, para se especializar naquele sector. Com grande dinâmica empresarial e know-how acumulado ao longo dos anos, tornou-se um símbolo de qualidade.

1994
A Briel alcançou a certificação ISO 9002, através da implementação, verificada por entidade oficial, de todos os requisitos especificados nesta Norma Internacional.
1996
A Briel ganhou vários prémios neste ano: ES35 Chamonix, Best Buy, Dime, Japão ES15 Lido, Best Buy, Consumer Guide, EUA ES35 Chamonix, Best Buy, Consumer Guide, EUA CG5 Java Grinder, Recommended Product, Consumer Guide, EUA
1997

Um enorme incêndio destruiu a fábrica da Briel em Leça do Balio.

Apesar deste infeliz acontecimento, a Briel ganhou vários prémios este ano:
ES33 Estoril, Design Award “Selo de Design” – Centro Português de Design
ES33 Estoril, Best Buy – “Escolha Acertada”, Deco – Proteste, Portugal

1998

A Briel mudou-se para novas instalações em Nogueira, Maia.

1999
A Briel ganhou outro prémio neste ano: ES200 MPS Espresso, Best Buy, Hammacher - Schlemmer Institute, EUA
2001
A Briel alcançou a certificação ISO 9001:2000, através da implementação, verificada por entidade oficial, de todos os requisitos especificados nesta Norma Internacional.
2003
A Briel lançou 2 novos modelos de máquina de café: “Apollo” e “Artemis”
2004

A Briel ganhou mais um prémio neste ano:

ES42 Artemis, Best Buy – “Escolha Acertada”, Deco Proteste, Portugal

2005
A Briel ganhou outro prémio neste ano: ES38 Versatile Due, Best Buy & Best on Test, Which, Reino Unido
2006

A Briel participou na Feira Internacional “Domotecnica” na Alemanha, onde apresentou o protótipo de uma nova máquina de café: a “Futura”.

Ganhou mais um prémio neste ano:
ES160 Domus Uno, Domotechnica Design-Special E-Selection, Alemanha

2007

Todas as participações sociais da empresa saíram das mãos do fundador para um investidor privado, que tomou o controlo da gestão e administração.

2009

A Briel apresentou ao público dois conceitos totalmente novos de máquina de café, tanto em termos de operacionalidade como de design: “Aquarius” and “Zenith”.

2010

A Briel lançou um restyling da conhecida gama de máquinas de café, a série 70

2012

Numa reviravolta, a marca foi adquirida por funcionários, com o apoio de fornecedores, que iniciaram um novo projeto de negócio, com a transferência da produção para novas instalações em Vermoim, Maia – que integrou a equipa, máquinas, moldes e ferramentas da Briel.

2013

A Briel participou em várias Feiras Internacionais, apresentando a sua gama de produtos:
– “Ambiente” (Frankfurt);
– “IFA” (Berlim);
– “Host” (Milão)

2014

A Briel participou em várias Feiras Internacionais, apresentando a sua gama de produtos:
– “Ambiente” (Frankfurt);
– “Hostelco” (Barcelona);
– “Hotelimpia” (Londres), onde apresentou a nova gama semi-professional;

2015
A Briel participou na Feira Internacional “Ambiente” (Frankfurt), onde apresentou o protótipo de um conceito inovador de máquina de café: a “Box”.
2016

A Briel mudou-se para novas instalações em Matosinhos, Porto. A nova fábrica tem uma capacidade de produção de mais de 100.000 unidades de máquinas por ano, a qual pode ser expandida até às 300.000 unidades por ano.

banner_home_briel_4
banner_home_briel_3
banner_home_briel_2
banner_home_briel_5

- Filosofia -

| O Legado

40 anos não significam apenas história: são um legado de conhecimento e de experiência que nos permite afirmar no mercado como verdadeiros especialistas em máquinas de café espresso. A competência e a aptidão que aprofundamos ao longo do tempo, aprimorando processos, seja pelo uso materiais mais duráveis e ecologicamente sustentáveis, ou pela investigação e desenvolvimento tecnológico contínuos.

Das milhares de máquinas de café que a Briel produziu ao longo destes anos, espalhadas por todo o mundo, o retorno que temos é de total satisfação por continuarem a funcionar impecavelmente: extraindo um café espresso perfeito, dia após dia, ano após ano. Essa opinião global francamente positiva sobre nossos produtos, que fala por si, deixa-nos muito orgulhosos.

| O Espresso Perfeito

Modéstia à parte, realmente sabemos como fazer uma boa máquina de café espresso: não é apenas engenharia, é uma arte. É algo que só pode ser totalmente compreendido ao tomar um espresso extraído de uma máquina de café Briel.
Da robusta caldeira de aço inoxidável ao filtro especial “crema maker”, passando pelo uso da tecnologia e eletrónica desenvolvidas para controlar a operação nos modelos mais recentes, tudo é especificamente projetado, completamente desenvolvido e exaustivamente testado, por nós próprios, para que o resultado final corresponda às mais altas expectativas.

| Orgulhosamente Fabricado em Portugal

As nossas máquinas foram concebidas, desenvolvidas e fabricadas em Portugal, por mulheres e homens portugueses. A equipa da Briel reúne pessoas com variadas experiências profissionais: os mais velhos que, com todo o comprometimento e dedicação, trabalham com a nossa marca desde o início (há mais de 40 anos); técnicos altamente qualificados e experientes em áreas com alto desenvolvimento tecnológico nos últimos tempos, como a injeção plástica, a metalomecânica, os moldes e ferramentas; e também engenheiros, das universidades de maior prestígio; todos compartilhando entre si todo o seu conhecimento e experiência avançados na produção e melhoria constante das nossas máquinas de café.
Mais de 90% das peças que compõem as nossas máquinas são produzidas em Portugal: além da montagem, todas as peças de plástico e metal, incluindo nossa caldeira exclusiva de aço inoxidável e o filtro especial, são fabricadas internamente. Até os moldes e ferramentas para todos essas peças e processos são desenvolvidos e construídos, de raiz, por nós. Os demais componentes são predominantemente europeus, pois não concedemos na qualidade. Todas essas peças são exaustivamente verificadas e controladas antes da montagem final, realizada por pessoas muito experientes, com toda a atenção e rigor.

| Duráveis e Reparáveis

As máquinas de café Briel são fabricadas para durar. No entanto, se for necessária alguma manutenção ou reparação, garantimos o fornecimento de peças de reposição por pelo menos 10 anos. Simplesmente não conseguimos olhar para as nossas máquinas de café como electrodomésticos descartáveis.

Acreditamos que todos os consumidores e fabricantes pensarão deste modo, contribuindo para um desenvolvimento mundial ecológico e sustentável. Mas, como todos os clientes da Briel sabem, já pensamos assim há mais de 40 anos, pois todas as nossas máquinas de café são projetadas de forma a poderem ser tecnicamente assistidas e, se necessário, reparáveis.

- Know-how -

Continuamos a usar o sistema de porta-filtros, pois adoramos o ritual de extrair um espresso desfrutando de todos os aromas do nosso café favorito, obtendo um corpo, creme e sabor perfeitos. Haverá quem diga que as cápsulas de café podem ser mais convenientes devido à sua facilidade de uso – mas, para nós, extrair um espresso pelo método tradicional é uma experiência incomparavelmente mais relaxante e gratificante do que simplesmente colocar uma cápsula num aparelho elétrico.
Além disso, num momento em que a sustentabilidade ambiental é uma preocupação global, não podemos deixar de pensar nas toneladas de alumínio e de plástico desperdiçadas ao consumir cápsulas de café, a maioria das quais acaba em aterros sanitários – já que a reciclagem, embora possível, não é um processo simples, visto que o conteúdo da cápsula deve ser removido.
Outro fator importante é a relação custo-benefício: um espresso através de café moído a partir do grão pode custar até 8 vezes menos que um café em cápsula. Considerando as centenas de cafés que o consumidor médio, e a sua família, tomam todos os anos, imagine quanto pode poupar durante a longa vida útil da máquina.
Se preferir uma maneira mais prática, rápida e limpa de obter um autêntico café espresso, as nossas máquinas estão prontas para usar, para além de café moído, pastilhas universais ESE (Easy Serving Espresso): consistem em doses de café prensado, com a moagem e quantidade adequadas, colocadas entre duas folhas de papel de filtro de qualidade alimentar, com a vantagem de serem mais ecológicas que as cápsulas.

Todas as máquinas de café Briel estão equipadas com uma caldeira de aço inoxidável proprietária, produzida internamente – com a excepcional capacidade de aquecer e reter a água quente por um longo período de tempo, para que a máquina possa estar sempre pronta a usar na temperatura perfeita, tiragem após tiragem.
Uma caldeira aquece a água de forma mais consistente e mantém a temperatura desejada por mais tempo, apresentando uma maior estabilidade e controlo em tiragens consecutivas, comparando com um termobloco comum. Não é por acaso que a caldeira é a solução técnica preferida dos verdadeiros profissionais e é o tipo de configuração que podemos encontrar nas melhores e mais caras máquinas de café topo de gama.
Além de ser 100% livre de alumínio – ao contrário de alguns termoblocos genéricos usados por outros – a construção robusta da nossa caldeira faz com que dure muito tempo, sem fugas ou avarias, o que é demonstrado pelos largos milhares de unidades que produzimos ao longo destes anos, espalhadas por todo o mundo, e que ainda estão a funcionar perfeitamente.

Depois da água à temperatura correcta, a pressão é provavelmente o requisito mais importante para preparar um café expresso perfeito. Tudo se resume à pressão: se for muito baixa, o café sairá pouco concentrado e fraco.
Embora nem sempre seja necessário, mais pressão ajuda o utiilizador a extrair um café de melhor qualidade, oferecendo maior flexibilidade e tolerância a diferentes tipos de moagem e quantidade. Isso também significa que a bomba que equipa a máquina é mais robusta e não estará sempre a trabalhar no limite da sua capacidade, provocando um menor desgaste e garantindo uma excelente durabilidade, sem perda de potência ou eficiência ao longo do tempo.
A mecânica das nossas máquinas de café foi projetada para funcionar com uma bomba de 20 bar, garantindo em todas as tiragens um café espresso mais suave e cremoso, mesmo nas situações mais exigentes. Todas as máquinas são equipadas com as melhores bombas italianas, confiáveis e duráveis.

Todas as máquinas de café Briel estão equipadas com o nosso filtro “cream maker” especial, para ser colocado dentro do porta-filtros (e que pode ser facilmente removido para limpeza), e apto a funcionar tanto com café moído como com pastilhas de café ESE. Temos versões de dose única e dupla (que permite extrair dois cafés em simultâneo).
Foram necessários anos de pesquisa e testes para desenvolver e melhorar esse filtro, com vista a que a extração de um bom café expresso não seja exclusiva dos baristas profissionais: está disponível a todos. É realmente fácil. O nosso sistema regula a passagem da água pelo pó de café moído prensado, aumentando a pressão necessária para atravessá-lo, proporcionando um creme saboroso e aromático no topo do seu café espresso.

A pensar nos utilizadores mais exigentes, ou simplesmente para quem gosta de apreciar a acção de todo o processo, alguns modelos de máquinas de café Briel estão equipados com um manómetro de pressão: a forma de mostrar exatamente a quantidade de pressão que está a ser aplicada no seu café durante a extração. É um dispositivo que geralmente é encontrado apenas nas melhores e mais caras máquinas de café topo de gama.
A extração ideal deve ficar entre 8 e 10 bar, mas pode variar de acordo com o uso de café moído – dependendo do grão, moagem e prensagem – ou pastilhas de café ESE nas quais é necessária um pouco mais de pressão. Se desejar obter resultados mais refinados, revelando sua motivação para ser um verdadeiro barista, deverá tentar manter constante a pressão, usando a moagem, o tempo e a prensagem como variáveis de controlo, ajustando-os até ficar perfeito.

Gosta de um cappuccino? Ou de um latte macchiato? Temos boas notícias para si! As máquinas de café Briel com tubo de vapor têm uma excelente capacidade de produzir uma espuma de leite, garantindo a disponibilidade muito rápida de um vapor poderoso e contínuo, sem os indesejados excessos de água. O resultado será uma espuma de leite com a temperatura, estrutura e espessura correctas, que pode usar para preparar suas bebidas favoritas.
A excepcional função de vapor contínuo das máquinas de café Briel é possível graças ao uso da nossa caldeira, também projetada para esta aplicação, e ao controlo eletrónico afinado que, em alguns modelos, fornece microinjecções de água para o interior da caldeira sem afetar a alta temperatura necessária para a operação, permitindo assim o uso contínuo de vapor, mesmo por longos períodos.

ES62A

A mais vendida

ES35GE

Nunca sai de moda

ES75A

Inteligência e beleza juntos

ES74

A forma mais simples de ser